8 razões para a implementação de um ERP

👉 O software de planeamento de recursos empresariais é usado para gerir várias tarefas de um negócio, mas o que o torna melhor do que outras soluções? Embora o ERP possa ter objetivos semelhantes a outras soluções, as suas características únicas tornam-no um concorrente diferenciado no mercado de software. 📈

Com o mercado mundial de software ERP estimado em 41,69 biliões de dólares até ao ano de 2020, o impacto destes sistemas é evidente. Embora este número seja impressionante, aqueles que nunca utilizaram um ERP podem achar difícil entender a importância que um software ERP pode ter para seus negócios. Mas, como a globalização aperta o mercado para muitas indústrias, é essencial procurar todas e quaisquer ferramentas para dar à sua empresa uma vantagem competitiva. Para muitas empresas, isso é conseguido através do uso de software ERP.

Aqui estão as oito razões pelas quais a importância do ERP deve ser considerada por qualquer empresa.

1. Redução de custos

Minimize os prejuízos financeiros relacionados com falhas e atrasos, bem como evite o desperdício de matérias-primas e possíveis adversidades relacionadas à performance.
O ERP unifica muitos dos sistemas que atualmente podem estar fragmentados na sua empresa. Desde o desenvolvimento do produto até às contas a pagar, a sua equipa poderá aceder a todas as ferramentas necessárias para o seu trabalho a partir de um sistema centralizado.

2. Aumento da produtividade

Calcular custos, impostos, emitir notas fiscais e processar tudo de forma manual reflete-se em tempos de espera absurdos.
No mundo dos negócios, esse tempo é precioso. Quando os processos são automáticos, as operações são realizadas em poucos instantes, aumentando a
produtividade, uma vez que os profissionais envolvidos nos profissionais envolvidos nos processos podem dedicar-se a outras tarefas.

3. Gestão automatizada e completa

Automatize uma série de processos e tarefas que não precisam da intervenção humana, bem como estar integrado com os sistemas que possibilitam a realização de transações financeiras.
Todos os documentos importantes para a saúde da sua atividade (extratos, notas
fiscais, relatórios) são automaticamente gerados e armazenados, possibilitando ter um melhor controlo comercial, financeiro e logístico de todas as operações pré e pós-venda.

4. Melhorias na monitorização de Inventários

Os sistemas ERP utilizam códigos de barras, tags RFID e números de série, para manter o controlo do seu inventário em todas as etapas da cadeia de aprovisionamento. Essas ferramentas ajudam a equipa a acompanhar os níveis de stock em diferentes armazéns, a saber que produtos estão em transporte e quais estão nas prateleiras prontos para os consumidores.
A visibilidade aumentada do armazém otimiza muito o processo de recolha, embalamento e envio, eliminando os possíveis erros de monitorização.

5. Melhor planeamento de produção e gestão de recursos

Além de gerir o inventário, os sistemas ERP também gerem a produção. O ERP fornece informações sobre todas as operações. Isso permite aos utilizadores otimizar os cronogramas de produção, equipamentos e mão de obra para maximizar a capacidade. Além disso, o ERP gere a lista de materiais e ativos fixos. Com este software, os utilizadores podem facilmente criar e editar listas de materiais, além de acompanhar todas as alterações anteriores.

6. Maior capacidade analítica

Uma base de dados centralizada ajuda a melhorar as análises estatísticas e respetivos relatórios. Como um software ERP regista e armazena todos os dados que os utilizadores inserem, torna-os uma excelente ferramenta de business intelligence.
O software ERP facilita e agiliza a criação de vários relatórios para a sua equipa. Relatórios que podem levar dias de pesquisa e compilação sem um ERP, levam apenas alguns minutos.

7. Segurança

Os dados da sua empresa valem ouro, por isso é preciso que estejam num local seguro. Os softwares ERP funcionam como um cofre digital, evitando a invasão de informação, fraudes e extravios.

8. Aumento da satisfação dos clientes

Um ERP com CRM integrado pode mostrar detalhes como histórico de pedidos e informações de faturação. Isso permite que a sua equipa veja seus clientes de forma mais holística para obter uma melhor compreensão dos seus desejos e necessidades.
A maior visibilidade do cliente ajuda a sua empresa a desenvolver estratégias de vendas e aumentar a geração de leads.

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