A importância da consultoria na implementação de um ERP

Implementar um ERP sem uma equipa de consultores de implementação experientes, provavelmente deixará grande parte da funcionalidade do software inexplorada. E esta só é útil se for utilizada.

A consultoria é cada vez mais importante para as empresas, otimizando a seleção da melhor solução, adequada ao modelo de gestão da empresa tendo em conta as necessidades e agilizando a sua implementação.

Instalar um sistema ERP exige um planeamento minucioso. Transformar o potencial do ERP em realidade é o trabalho da equipa de consultores da prinformática. Por que deve então contratar uma consultoria ERP?

1. Análise minuciosa 

Uma equipa de consultoria experiente vai orientar o seu foco para entender os processos de negócio da sua empresa. Os consultores evitam fazer algo apressadamente e investem tempo considerável na verificação dos processos de negócio atuais antes de apresentar uma solução.

2. Resolução de problemas 

A consultoria e o suporte técnico são fundamentais para fazer o check-up geral do sistema. Deste modo, possíveis problemas futuros são evitados ou resolvidos rapidamente. A identificação de problemas é mais que reconhecer a necessidade de um sistema operacional; é também a identificação de falhas.

3. Gerir e acompanhar a execução de perto

Após a identificação do objetivo de um projeto, torna-se essencial a execução perfeita do mesmo. O consultor contribui para a integração adequada de todos os aspetos ao sistema existente, tornando a transição mais intuitiva e simples.

4. Formação

Os consultores ajudam a garantir que todos os funcionários são instruídos sobre como fazer a melhor utilização e retirar o maior proveito to ERP implementado.

A implementação do ERP pode trazer implicações significativas para a eficiência e a produtividade do seu negócio. Para ter a certeza de que caminha no rumo certo, é necessário garantir uma alta taxa de adoção por parte dos utilizadores.

Em conclusão, pode dizer-se que a compra e implementação de soluções ERP, juntamente com a contratação de uma equipa de consultoria experiente, é um passo importante que as empresas devem dar. O foco deve estar na garantia de uma solução que auxilie o funcionamento do negócio em grande parte, reduzindo significativamente o custo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *