Por que o CRM é importante e quais os seus benefícios?
Muito se fala sobre o que é CRM hoje em dia, mas o que significa CRM exatamente? E quais as vantagens?
Os softwares de Customer Relationship Management (CRM) são ferramentas que ajudam a aproximar marcas com clientes e potenciais prospects. E não são poucos os recursos que as plataformas oferecem.
Um dos pilares do Marketing é aproximar o consumidor de uma marca criando um relacionamento fruto dos benefícios do CRM para a estratégia de qualquer negócio.
O Customer Relationship Management (CRM) é uma ferramenta que ajuda a criar esta aproximação com clientes e potenciais prospects mas, antes de implementar, é importante saber como ele pode ajudar.
E não são poucos os recursos que as plataformas CRM oferecem como solução prática para a operação de uma empresa no seu dia dia. Para ficar mais fácil de compreender, separamos os principais benefícios que as estratégias baseadas em dados de softwares de relacionamento podem trazer para a uma organização:
1. Foco nas necessidades dos clientes
Ajuda a identificar as melhores oportunidades de negócio. O investimento num CRM garante à sua empresa uma visão global de cada um dos contratos e disponibiliza um conjunto de ferramentas e indicadores que auxiliam na comunicação com os seus clientes, contribuindo para a antecipação das suas necessidades, mesmo antes de estes se expressarem sobre elas.
2. Fidelizar os seus clientes
Fidelizar um cliente é tão ou mais importante do que conquistar novos. As informações disponíveis no CRM, permitem-lhe publicitar serviços ou produtos que sejam de encontro aos interesses do cliente e acertar no timing de fazer contato e uma possível oferta, além de permitir um atendimento extremamente personalizado.
3. Vender mais, melhor e mais rápido
Disponibiliza um sistema centralizado que otimiza o tempo gasto na criação de e-mails, nas tentativas de contacto com potenciais clientes e na gestão dos estados de cada um dos possíveis negócios. A minimização de erros através do funil de vendas é grande contributo do CRM.
O resultado? Vendas mais frequentes, inteligentes e rápidas.
4. Toda a informação num só lugar
Permite registar todas as informações relacionadas com potenciais clientes ou efetivos numa só plataforma.
Os dados ficam armazenados numa base central, a que cada utilizador pode aceder para dar seguimento aos processos. A centralização evita perdas que possam ocorrer devido a informação dispersa em várias ferramentas.
5. Melhorar a produtividade
Dota os vendedores de ferramentas que permitem automatizar tarefas e argumentar perante os clientes. Falamos, por exemplo, do envio de e-mails após determinadas ações e do acompanhamento de resultados anuais, que podem ser comparados com os objetivos traçados pela empresa.
6. Acompanhar as vendas de perto
Integra diversos intervenientes no processo de venda. Ao aceder a pedidos de orçamento, aos orçamentos concluídos e a informação relativa à adjudicação, entrega e faturação do serviço, os colaboradores acompanham as vendas de perto. Toda a informação de clientes ficam à distância de um clique.