Qual a importância do Business Analytics para as empresas?

O que é Business Analytics (BA)?

Business Analytics (BA) é uma área que aborda a recolha, organização, análise, partilha e monitorização de dados. O intuito é ajudar as empresas a tomar as melhores decisões com base em dados relevantes para os negócios. Por isso, a análise pode ser utilizada para auxiliar nas estratégias de mercado e da concorrência, sendo crucial neste aspeto, tornando toda a operação das empresas mais eficientes. Além disso,  a área de BI avalia as tendências para aumentar o lucro e as vendas da empresa. BA é um conjunto de teorias e processos para converter dados em informações valiosas para a elaboração de planeamento estratégico e tomada de decisão. O processo pode ser integrado a vários sistemas, partilhando dados e informações entre si. Assim, ao integrar a inteligência de negócio com outros sistemas é possível ampliar a análise e a base de dados. O foco é analisar informações de mercado e do próprio negócio para definir as estratégias. Além dos gráficos mais estruturados, o BA serve para mostrar um “caminho” para definir um plano e assim ter bons resultados.

A Transformação Digital começa nos Processos

Apesar de 80% das empresas portuguesas inquiridas por diversas consultoras considerarem a transformação digital uma das principais prioridades, 70% das iniciativas neste domínio não vão ao encontro das expectativas. Talvez o motivo mais convincente seja a falta de preparação e a visibilidade de como os processos de negócio realmente funcionam e/ou são executados.

Sem um perfeito domínio de todas as componentes dos processos, as organizações perdem a capacidade de identificar onde estão os pontos fracos e planear as melhorias.

“Não conseguimos gerir o que não conseguimos medir.” – Peter Drucker

A transformação começa com a compreensão do que nos rodeia, o seu funcionamento, as interfaces, a informação gerada, as pessoas e essencialmente com o propósito (quais as expectativas?).

Se pretende fazer uma transformação na sua empresa, é essencial dominar os seus processos!

Iniciativas de automação/digitalização bem-sucedidas podem transformar todas as áreas de uma organização, desde a gestão até ao chão de fábrica. Para implementar com eficácia um projeto desta natureza e perceber o seu real potencial, é essencial ter um conhecimento profundo dos processos da sua organização. A maioria das empresas cometem o erro de implementar iniciativas de automação/digitalização sem compreender corretamente como os seus processos são na realidade e, normalmente, escolhem os processos errados para automatizar. Conhecer e aproveitar os dados reais dos processos é fundamental para o sucesso técnico e financeiro de longo prazo de qualquer projeto de automação/digitalização.

Raramente o entusiasmo de pular etapas e começar a implementar tecnologias com base em conhecimento empírico se mostra uma receita de sucesso. Porquê? Simplesmente porque geralmente vemos o assunto ao contrário: São as informações que retiramos dos processos que nos dizem o que e quanto automatizar/digitalizar e não as tecnologias (muitas vezes avulso) que nos devem impulsionar (ou tentar) para a transformação digital.

Vantagem competitiva: a oportunidade de ouro pós-Covid

As ferramentas de Business Analytics são hoje, mais do que nunca, uma necessidade e quem as possui desfruta de vantagens competitivas significativas. Vantagens essas, que vêm solucionar problemas causados pela falta de informação fidedigna e atualizada.

Que tipo de conclusões se podem retirar da análise de dados que ajudem a impulsionar o negócio?

Comecemos por explicar que este tipo de conclusões ajuda em grande parte à redução de custos; ter projeções financeiras; poder criar um planeamento de vendas, otimizar os níveis de produção para que sejam mais eficientes, gerir os inventários, entre outras ações que representam ganhos, e que de modo geral aumentam os níveis de produtividade, controlo e diminuem as perdas de tempo; e em consequência tornam as empresas mais rentáveis.

Em termos mais específicos, as vantagens empresariais são inúmeras e podem ser transversais e aplicáveis a organizações de diferentes setores e dimensões. Conheçamos algumas das modificações estruturais que a BA traz para as empresas:

Com o BA, é possível tomar decisões baseadas em determinado objetivo, não em pressentimentos ou na famosa “intuição”. A informação adequada e bem estruturada permite tomar decisões baseadas no conhecimento produzido pela própria empresa.

Pode ter-se um melhor controlo sobre as áreas funcionais da empresa. O campo da informação a obter e a analisar é muito vasto. O facto de tê-lo centralizado para o analisar e tomar decisões constitui um grande benefício em termos de custos e tempo. Aumentar a eficiência nos processos dentro da empresa.

Permite encontrar e analisar os hábitos de compra dos consumidores. Esta informação é muito útil ao ponto de se traduzir em rentabilidade para a empresa. Além disso, é possível tornar as campanhas de fidelização mais eficientes, facilitar a venda cruzada, a realização de promoções e outras estratégias.

Análise detalhada do mercado e dos clientes que ajuda a aumentar a eficiência, trabalhando a informação numa plataforma centralizada, que permite poupar tempo e fazer com que a tomada de decisões seja mais eficiente.

Estas ferramentas de inteligência ajudam a detetar recursos e aspetos desnecessários que não agregam nenhum valor às empresas. Assinalam qualquer área de desperdício que passe despercebida ou não identificada.

O PRiSmart colabora na evolução digital empresarial, com ferramentas digitais baseadas na análise de dados e na automação de procedimentos para impulsionar cada vetor de negócio e alcançar novas margens de venda, enquanto se reduzem os custos e se exploram novos canais de comercialização.

Termos a capacidade de visualizar como os processos se comportam, permite-nos identificar ineficiências e tomar decisões fundamentadas sobre que aspetos dos processos devem ser melhorados, através de uma combinação de otimização de procedimentos, realocação/capacitação de recursos humanos e automação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *