Tabelas de retenção na fonte de IRS para 2022 (Continente)

Foram publicadas as Tabelas de Retenção na Fonte de IRS para o Continente, aprovadas através do Despacho nº 11943-A/2021, de 2 de dezembro, que aprovou para o ano de 2022 as novas tabelas de retenção na fonte de IRS para Portugal Continental.
 
 
De acordo com este Despacho, as novas tabelas de retenção na fonte de IRS devem ser aplicadas sobre os rendimentos de trabalho dependente e pensões auferidos por titulares residentes em Portugal Continental, pagos ou colocados à disposição a partir de 1 de janeiro de 2022. 
Assim, é necessário atualizar as tabelas de retenção na fonte de IRS antes de efetuar o processamento de janeiro.

Como Atualizar?

É possível atualizar as tabelas de retenção na fonte de IRS para 2022 (Continente) de três formas:
1. Serviço de Atualização de Dados (Data Uptade)
Através deste serviço, a atualização das tabelas de retenção encontra-se disponível de forma automática. Para conhecer em detalhe este serviço, sugere-se a consulta dos seguintes artigos:
·     Serviço de Atualização de Dados – v9.15

2. Introdução direta no ERP

É possível inserir diretamente as novas tabelas de retenção no ERP através do seguinte ficheiro: TabIRS2022PTC (download).

3. Utilitário de apoio (apenas disponível na v10)

Para realizar esta atualização em várias empresas em simultâneo, é possível utilizar o Utilitário Atualização de Dados 2022 (download). Deve abrir o executável e colocar as credenciais de acesso ao ERP e, de seguida, clicar em “Seguinte” até o processo estar concluído.
Este Utilitário permite ainda atualizar os feriados nacionais fixos e móveis, bem como a Retribuição Mínima Mensal Garantida que entrará em vigor a 01/01/2022 para Portugal Continental (705,00€) e para os Açores (740,25€). De salientar que a atualização da RMMG para 2022 apenas deve ser efetuada após o fecho do processamento de dezembro de 2021.
Âmbito
Versões: 9.15, 9.20 e 10.0
Produtos: Professional, Executive e Public Sector

Localizações: Portugal Continental
Nota
Toda a informação acima foi inteiramente disponibilizada pela PRIMAVERA BSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *