A tranformação digital: uma inevitabilidade para as empresas

Para percebermos qual o impacto da transformação digital que ocorre atualmente nas empresas, convém entender o conceito de transformação digital. Este não é mais do que a utilização de tecnologias digitais e a forma estratégica como estas aceleram as transações nas empresas, desde os seus processos internos até ao seu modelo de negócio.

Simplificando, a transformação digital combina o crescimento dos processos operacionais com a utilização da tecnologia para que estes se tornem mais eficientes e estratégicos. Os elementos de uma estratégia de transformação digital em grande escala incluem os dispositivos que são utilizados e os dados que são obtidos, bem como a respetiva análise.

A tecnologia mudou a forma como são feitos os negócios. Ao digitalizar a sua empresa, a meta passa por obter aumento de receita, melhoria da interação com os clientes e ganho de vantagem competitiva.

Existem vários fatores que levam às transformações digitais, como o comportamento do consumidor, as condições de mercado, a economia em evolução, as leis regulatórias, a concorrência e muito mais.

Que impacto tem a transformação digital nas empresas?

O impacto da transformação digital nas empresas varia de negócio para negócio. Geralmente traz os seguintes benefícios:

  • Custos operacionais reduzidos;
  • Maior satisfação do cliente;
  • Aumento de receita;
  • Processos otimizados.

Todos os benefícios na adoção de ferramentas digitais podem fortalecer o controlo da empresa no meio de atividade em que se insere e continuar o seu crescimento ao longo dos anos de forma sustentada.

É evidente que esta nova era da tecnologia não é uma escolha, mas sim uma estratégia de negócios fundamental, que deve ser assimilada por todas as áreas da organização empresarial.

A transformação digital nas empresas possibilita melhor colaboração dentro e entre organizações, formas mais personalizadas no contacto com os clientes, maior inovação e produtividade dos recursos humanos.

Atualmente, os clientes esperam um tipo de experiência com as tecnologias num ambiente profissional como têm na vida pessoal. Para uma empresa que pretende disponibilizar as melhores ferramentas aos seus clientes, este pode ser um desafio difícil de alcançar. Nunca houve tantas soluções nem parceiros para a sua implementação.

As empresas exigem cada vez mais soluções digitais e tecnológicas, sistemas híbridos ágeis e com grande capacidade de rede. A transformação digital nas empresas tem uma parte crítica, que reside no correto uso das ferramentas que estão à disposição dos utilizadores, na utilização de aplicativos por parte dos clientes externos e na experiência que estes têm na utilização deste tipo de aplicativos.

O uso da tecnologia em prol de uma maior eficiência

A transformação digital traz uma oportunidade valiosa aos processos principais das empresas, nomeadamente à área financeira, comercial, de recursos humanos e produção. A adoção de soluções adequadas e eficazes permite às empresas transformar processos manuais e morosos e automatizar áreas-chave, permitindo que os decisores se concentrem em oportunidades de negócio mais amplas.

A procura dos clientes está a aumentar e a competição entre as empresas é feroz. Os negócios estão cada vez mais dependentes uns dos outros, trabalhando com fornecedores e consultores especializados, com o objetivo de produzirem uma gama diversificada de produtos e serviços que interessem a quem os procura.

A transformação digital nas empresas oferece processos internos mais eficientes e flexíveis, com capacidade para serem escalados conforme o negócio cresce. Simultaneamente, produz ferramentas para gerar ganhos de tempo e recursos, fortalecendo as parcerias comerciais.

Embora algumas empresas ainda vejam a transformação digital de forma cética, na verdade esta deve ser considerada uma oportunidade de ouro para agregar valor à organização. As transformações digitais trazem benefícios incalculáveis às empresas.

Transformação digital com a PRinformática

A transformação digital não é simples. Esta requer estratégia, reprojeto de modelos e processos de negócios, infraestruturas, software, serviços, implementação, formação e suporte contínuo. A PRinformática disponibiliza todos esses serviços e oferece o conhecimento que necessita para ter sucesso nesta sua transformação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.