A Transformação Digital na Construção Civil: por que é crucial?

A tecnologia é, sem dúvida, um dos fatores que mais contribui para a competitividade das empresas, e na construção civil não é diferente. E isto é válido tanto para as grandes empresas, como também para as pequenas e médias. Aliás, para estas é ainda mais importante, para que possam crescer e tornar-se mais competitivas. 

Projetos longos, complexos, com múltiplos intervenientes e listas extensas de materiais tornam o setor da Construção Civil e Obras Públicas muito sujeito a derrapagens. Um controlo rigoroso do tempo de execução e dos custos é essencial. Sem ele os prazos de execução dilatam-se. E os custos extrapolam o orçamentado. A imagem da empresa é afetada.

São tantas as condicionantes do setor! Mas é possível congregar tudo –planear, executar e controlar de forma rigorosa.

Segundo a empresa americana de consultoria empresarial McKinsey & Company, a construção civil só não tem pior desempenho que a agricultura.

Inovar no setor da construção civil é mais simples do que imagina

 A ideia de inovação é muitas vezes associada a soluções disruptivas e a tecnologias sofisticadas. Contudo, a inovação não se limita a isso. A inovação inclui também adaptações, por vezes simples, de processos já existentes. Para inovar, muitas vezes basta fazer pequenas alterações à forma como os processos estão organizados.

Quais as vantagens de um sistema informático de gestão de obras?

1) Centralizar as informações num único lugar — Softwares e aplicações dedicadas à gestão de obras são métodos eficazes e seguros para lidar com documentos. Ao facilitar o controle sobre esses documentos, a tecnologia dá mais segurança jurídica e transparência às operações. Além disso, ao agrupar todas as informações num único sitio, além de ser mais seguro, permite ter uma visualização mais clara de tudo o que pode interferir no andamento da obra, otimizando a análise de dados, prevenindo custos excessivos e desperdícios.

2) Mais agilidade de processos e produtividade — É típico da digitalização agilizar processos repetitivos que podem consumir demasiado tempo e recursos humanos. Na construção civil, esse ganho de racionalidade pode se aplicar tanto ao back-office assim como no terreno. No back-office, a robotização e a inteligência artificial simplificam processos em áreas como a gestão de projetos, relacionamento com clientes, vendas e departamento financeiro. A digitalização deste setor permite que as equipas possam dedicar mais tempo “ao que realmente importa”, maximizando a produtividade, ficando mais livres para se dedicarem às atividades que realmente agregam valor à organização, diminuindo a carga administrativa, aumentando assim a produtividade.

3) Aumento da qualidade — informações estruturadas e centralizadas, com análises preditivas, permitindo ao gestor antecipar-se a eventuais problemas. São vários os motivos que justificam o investimento das construtoras nas ferramentas digitais de gerenciamento de obras. Uma das mais relevantes é a possibilidade de acompanhar os prazos e a qualidade do empreendimento em tempo real. O acesso à informação de forma simples e rápida faz a diferença na tomada de decisão das empresas.

4) Promove a integração e melhora a comunicação — Outro grande valor agregado pela digitalização é a possibilidade de integrar diferentes áreas. Os departamentos podem acessar a mesma base de dados, evitando ruídos na comunicação interna.

5) Controlo financeiro rigoroso – Saiba exactamente em que Projetos/ Obras deve concentrar o esforço e o investimento. Consolide as estratégias de investimento com informação fidedigna de apoio á decisão. Identifique facilmente os consumos associados a cada Projeto/ Obra: os meios envolvidos, as requisições efetuadas, as faturas geradas, os adiantamentos e garantias bancárias, subsídios, financiamentos

6) Acelere o retorno do investimento – Extraia a máxima rentabilidade de cada Ativo. Otimize a performance global da organização com uma solução que lhe permite extrair a máxima rentabilidade de cada ativo. Cumpra, sem esforço, as normas internacionais de Manutenção. Agilize ainda o trabalho das equipas técnicas e reduza os custos da Manutenção com uma solução simples e intuitiva, que acelera processos.

 7) Tenha uma visão alargada e global do seu negócio – Independemente do número de obras em curso, com um sistema integrado de gestão é possível aceder à solução em qualquer lugar e consultar /registar informação e a mesma fica disponível em tempo real para todos.

Comece já a digitalizar o seu negócio

Com a solução PRIMAVERA Construction os processos são mais simples. A execução mais rápida. E o controlo em tempo real.

Com a solução de gestão de projetos e obras PRIMAVERA Construction tem a certeza de estar a investir numa solução sólida, comprovada, que evolui constantemente e que lhe garante uma entrada segura na era digital. Deixe para trás o rótulo de que a construção é um setor tradicional e junte-se ao pelotão da frente que encontrou na tecnologia a chave para vencer. 

Algumas das mais valias deste software:

  • Seja rápido na avaliação de concursos e apresentação de propostas
  • Apresente orçamentos e prazos rigorosos, executáveis e sem margem para derrapagens
  • Reduza custos de gestão dos recursos materiais e humanos
  • Elimine os processos administrativos morosos
  • Obtenha o máximo controlo financeiro
  • Assegure o cumprimento célere de todos os requisitos fiscais e legais
  • Acompanhe a obra em tempo real

A Transformação Digital não espera

A cada dia que passa, o seu negócio perde a oportunidade de ter destaque no mercado por falta de análise, mensuração e visão estratégica.

Conheça agora o software de gestão de obras – PRIMAVERA Construction – que contribui para a deteção e correção de erros e desvios, reduzir retrabalhos, desperdícios, atrasos e estouros de orçamentos.

Comece a mudança hoje mesmo: ser ousado faz parte do jogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *