Vantagens de um CRM integrado no ERP

A necessidade de transformação digital está cada vez mais presente no dia-a-dia dos gestores de pequenas, médias e grandes organizações. Com estas mudanças chave, as empresas procuram, fundamentalmente, aumentar a eficiência dos seus processos de negócio, bem como clarificar os passos de cada um e o que neles está envolvido.  Nesse sentido, o investimento num software ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management) estão no topo das prioridades dos decisores, uma vez que possuem um papel fundamental no controlo e visibilidade de processos e ao mesmo tempo, quando integrados, também no sucesso das organizações.

A importância do CRM e ERP nas empresas

Os sistemas ERP visam simplificar e centralizar os processos de negócio dentro de uma organização, armazenando dados como as informações financeiras de cada cliente, o planeamento e calendarização de atividades ou a gestão de recursos humanos, com o objetivo principal de aumentar a eficiência e o desempenho.

Os softwares ERP possuem diversos módulos – como é o caso do CRM – que podem ser, ou não, utilizados em conjunto, dependendo dos objetivos e necessidades de cada empresa.

As plataformas CRM ajudam na gestão dos dados de cada conta e contacto, como as preferências de cada utilizador, o histórico de compras ou campanhas de e-mail marketing recebidas, ferramentas imprescindíveis para que as equipas de marketing e vendas consigam trabalhar lado a lado e sem falhas. Através de automação de procedimentos e partilha de dados, é possível acompanhar toda a customer journey dos atuais e potenciais clientes.

Com um software CRM focado nas interações com os clientes e um software ERP na gestão de processos de negócio, é fundamental integrar estes dois sistemas para que eles trabalhem em conjunto com sucesso.

Por exemplo, ao ter uma visão precisa das informações dos clientes assim que é criada uma ordem de encomenda, que inclui o histórico de compras, método de envio e dados de faturação –  dados presentes nos diferentes módulos do software ERP – é possível cruzar essa informação com o CRM e, assim, aceder instantaneamente a uma análise detalhada do cliente e do seu potencial para a empresa.

É suficiente utilizar o módulo CRM do ERP?

Tradicionalmente, as duas plataformas, ERP e CRM, sempre se mantiveram independentes, dada a complexa arquitetura de cada uma. Contudo, dada a proximidade entre as informações e mais valias entre as duas plataformas, neste momento, muitos ERP possuem a sua própria plataforma CRM integrada.

Usar o módulo de CRM diretamente integrado no ERP é bastante útil uma vez que é possível ter acesso a todas as informações de vendas, encomendas e outras informações sobre os clientes, sem necessitar de nenhum outro software adicional. Contudo, estes também podem não traduzir uma boa solução para certas organizações, uma vez que a abordagem é bastante simplista e, por vezes, longe da realidade.

Vantagens da utilização de um ERP e/ou CRM no seu negócio 

  • Boa gestão tributária e redução de erros fiscais e multas; 
  • Processos padronizados e consequente aumento da eficiência;
  • Tomada de decisão acertada; 
  • Diminuição da perda de clientes; 
  • Comunicação eficiente; 
  • Fidelização de clientes; 
  • Aumento da satisfação:
  • Criação de workflows; 
  • Redução de custos. 

Como escolher o CRM mais indicado para a sua empresa?

 A sua empresa não possui um ERP ou CRM? Não dispõe da informação em qualquer lugar e em tempo real? Sente instabilidade nas etapas do processo de vendas? Comete erros constantes na introdução manual de dados? Regista duplicação de informação e erros constantes de stock? Se algum destes problemas o afeta, está na hora de mudar! 

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